Criando uma sinopse (Dicas Para Fanfic #3)




Olá meus amores! Sei que fiquei uma eternidade sem postar e eu PROMETO que isso não acontecerá mais, porém agora eu estou estudando no CPII (Colégio Pedro II), que nada mais é do que uma escola Federal, daí eu estudo de segunda à sábado, por isso estou sem tempo de postar e fazer a entrega dos pedidos. E foi exatamente por este motivo que abri vagas para Staff.
Enfim, só postarei aos sábados a noite e aos domingos, agora.

Como viram o título da postagem, eu estarei falando sobre sinopse.
Quase todo dia recebemos pedidos de sinopse, pois muita gente tem dificuldade no assunto, mas não há mistério nenhum nisso.

Para você criar uma boa sinopse, é necessário reunir as informações e acontecimentos mais importantes da fanfic. Feito isso, faça um rascunho colocando fatos que hão de ocorrer, mas somente aqueles que possa revelar.

A sinopse é basicamente um texto explicativo sobre o que se trata a história, onde deve-se gerar curiosidade, impulsionando o leitor a lê-la.
Não um manual específico no qual lhe diga "os 5 passos para uma sinopse perfeita". Antes de tudo você precisa se agradar com aquilo que está escrevendo, e acima de tudo ser o mais objetivo possível. Não dê voltas ao mundo como quem quisesse repetir as mesmas coisas um zilhão de vezes. Não e não!
Vamos agora aos passos!



1. Veja do que se trata a sua história e reúna o que irá acontecer;
2. Tenha bastante atenção para não ser redundante nem repetitivo;
3. A sinopse contém no mínimo 150 palavras, tente não chegar a 500, porque senão fica algo cansativo, daí não seria um resumo da fic;
4. Passe informações claras ao leitor. Ex.: Se o personagem nasceu em Fernie, obviamente ele é natural de Canadá, não me coloque que ele é da Inglaterra. Pode até falar inglês, mas são direções opostas, meu caro. (risos);
5. Veja se a sua escrita está correta. Caso tenha dúvida, procure a palavra, sentença, expressão, etc., no google, dicionário ou algum instrumento de pesquisa da Língua Portuguesa. Não pague o mico de escrever coração com dois "s";
6. Essa aqui lembra a dica número 4. Se vai citar algo, pesquise primeiro! Não saia falando sem antes 'manjar' do assunto. Ex.: "Justin Bieber é uma dupla sertaneja. É Justin e Bieber." Amorzinhooo do meu coração, pesquise, ok? Pesquise! ;) Tudo bem que eu peguei um pouco pesado com o exemplo, mas né...? Tem gente que é capaz de cometer erros gravíssimos como este.
7. A maioria das sinopses terminam com uma interrogação, o que não significa que você é obrigado a colocar uma perguntar, mais conhecida como "pergunta de efeito". Que nada mais do que uma pergunta que influencia e desperta curiosidade no leitor. Ex.: "...Será que Pattie Mallet é mesmo estéreo? Os Bieber estão realmente falidos? Justin Bieber é adotado? Melanie Bieber, o ama?".
(Antes que perguntem, isso é da minha fic). :P
Enfim, foram diversas perguntas e dúvidas que foram geradas. Maaaaaaaaaaas, só faça perguntas desse tipo depois que já tiver passada a informações básicas da fic, porque senão, ficará confuso. Vocês conseguiram entender alguma coisa com essas perguntas jogadas avulso no mar vermelho? Claro que não! Então, antes da perguntinha de efeito, cê faz o que? Joga as infos, e encerra com as interrogações (fdp), que nos deixam  na curiosidade.

Bom, isso foi uma rápida explicação de como criar uma sinopse. Não me aprofundei muito porque tô sem tempo e porque ia ficar muito grande o texto. Talvez outro dia torne a falar sobre isso.

E, aqui fica uma rápida sinopse que fiz da minha fic (agora), pra cês lerem, só como exemplo.

Sinopse:


Eles são irmãos, mas não por opção. Melanie Bieber uma menina com uma história diferente das outras meninas ao seu redor. Eles sempre se odiaram e desde o ginásio ele fazia piadas de mau-gosto com ela. Depois que sua mãe morreu e a mesma foi levada para um abrigo, nenhum dos seus familiares se manifestaram para requererem sua guarda, até que o casal Bieber quis. Melanie nem sempre foi Melanie, muito menos irmã de seu próprio inimigo. E jamais pensou que o desejaria e o amaria tanto, até que aconteceu. Mesmo que Justin Bieber fosse seu irmão e seu maior inimigo, ela estava determinada a ama-lo. Será que isso é realmente amor? Será que ela deve se entregar mesmo que ele seja o causador de todo seu sofrimento? Por que o destino os uniu assim... como irmãos? E por que ele irá os separar como um casal de apaixonados? Melanie Bieber, realmente o ama?
E aí, gostaram das dicas? Querem mais posts assim? Comentem aí! Caso queiram ler minha fic, aqui tá o link. Tá hospedada no Nyah!.
Espero que eu tenha ajudado. Deixem comentários, amo ler comentários legais.
Por hoje é só, e sábado volto com novas encomendas. Bjos de luz!
{Emi}

2 comentários:

  1. Nossa, foram muito úteis as dicas! Faça mais postagens assim... Particularmente eu gosto. ---Malu---

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, então já temos outra postagem sobre isso "Dicas Para fanfic" no blog. Tá disponível na página "extras". Corre lá! E pode deixar que eu farei mais postagens assim, Malu. Obrigada por comentar e volte sempre! ♥

      Excluir

Quer comentar? Leia as regras antes!

-Antes de deixar a sua opinião, veja se ela está relacionada ao post;
-Não xingue e nem ofenda aos leitores e autores de forma que possa denegrir a imagem deles e do blog;
-Criticar sim, ofender não. Criticas somente construtivas;
-Se for pegar algum conteúdo e rebloga-lo avise;
-Comentários de baixo calão serão excluídos;
-Violação das regras a pena é a denúncia imediata;

Leu? Entendeu? Agora fique a vontade para deixar a sua opinião, pois ela é muito importante pra mim. ♥

PS: VAGAS PARA AFILIADOS

Beijos de luz!